MaisVaporMenosFumo

se queres ver o forum sem publicidade registra-te. A publicidade só aparece a visitantes não registrados.
MaisVaporMenosFumo

um local de partilha e de entre-ajuda para todos os que se querem manter afastados do tabaco

Aviso: nicknames que contenham espaços não podem ser etiquetados, se queres que o teu nick possa ser etiquetado por outros users troca os espaços por travessão baixo _
já é possivel aceder ao forum através da APP Topic'it. Basta fazer download da APP e clicar no seguinte link https://go.topicit.net/ZosT/mzDa85abEG

Conectar-se

Esqueci minha senha

Votação

Revolute High-End favoritos

 
 
 
 
 
 

Exibir resultados

tags mais usados recentemente


Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Compartilhe
avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Qua 14 Dez 2016, 12:32

Antes de mais deixar claro que não sou um especialista em TC mas achei por bem abrir este tópico já que todos em algum momento acabamos por sentir curiosidade acerca do TC. 
Agradeço que me corrijam ou acrescentem informação no caso de imprecisões ou faltas de informação

Em primeiro lugar, os materiais que podem ser utilizados são o níquel (Ni200), titânio (Ti01) e o SS nas suas versões 304, 306 e 317. Também se pode usar prata e algum outro metal mas como são menos usuais vamos centrar-nos nos 3 mais comuns.

as resistencias devem ser feitas com as voltas separadas (não se podem fazer microcloils con Ti01 nem com Ni200. Em SS pode-se mas isso poderá fazer o TC menos preciso).
os espaços entre as voltas devem ser na medida do possivel todos iguais.

Podem ser usados diferentes fios misturados, por exemplo uma clapton que leve kanthal e SS, ou kanthal e Ti01 desde que um dos fios seja apto para TC (neste ponto agradecia mais informação de quem já o tenha feito porque li sobre o assunto mas nunca o fiz).

desaconselha-se montar a resistencia com o mod ligado já que em alguns casos o chip vai estar sempre a fazer leituras e para as fazer tem que passar corrente pela coil e isso pode levar a ligeiras diferenças na leitura dos ohms.

muito importante que as resistencias fiquem bem presas nos parafusos. Tambem é muito importante que o atomizador esteja bem apertado ao mod.

o algodão deve encher bem o interior da coil mas sem ficar demasiado apertado porque isso dificultaria a drenagem de liquido (isto é tambem importante para usar em power mas aqui é mais ainda porque se o interior da coil não estiver todo em contacto com o algodão vai fazer com que a coil não aqueça uniformemente)

IMPORTANTE: nunca se deve aquecer as resistencias (dry burns). com coils espaçádas não há hotspots por isso não há necessidade de o fazer.
Um Dry burn em fios de SS não é tão problematico mas se o fizermos com Ni200 isso altera a estrutura mulecular do metal e pode aumentar a sua toxicidade (aqui tambem se agradece confirmação por parte dos entendidos)

depois de montar resistencias e algodão basta programar o mod para o utilizar nos perfis pré instalados para cada material, ou se preferirmos podemos programar em modo TCR com os valores adequados.

MUITO IMPORTANTE bloquear a resistencia antes de começar a vapar e o bloqueio deve ser feito com a resistencia fria (à temperatura ambiente).
Se a resistencia for bloqueada estando quente o valor em ohms que o chip vai usar como referencia vai ser mais alto que o real, e consequentemete o TC será impreciso.

Depois podemos subir a potencia para um valor alto, eu costumo mandar para os 100W ou 90 Joules no casos dos Yihi. a potencia não é importante porque o mod vai cortar a potencia dependendo da temperatura selecionada, ou seja, nunca vamos estar a vapar a estes valores a não ser que vapemos a temperaturas muito altas.

por fim ajustar a temperatura para mais ou menos 200ºC e ir subindo ou descendo até encontrar o vapor que procuras. 
Eu normalmente encontro o meu vapor optimo entre os 190ºC e os 220º. Por algum motivo que desconheço isto varia com as builds e com os atomizadores.

por ultimo uma recomendação. Se vais começar a experimentar com TC começa com RDAs, pelo unico motivo de que é mais facil montar e desmontar coils ou trocar o algodão. Nas primeiras provas com TC é normal haver muitas experiencias falhadas. 

seguramente que o pessoal que usa o TC há mais tempo do que eu (assim de repente vem-me à memoria o @ridler) terá rectificações a fazer ou acrescentar informação. Se for o caso façam-no por favor.
avatar
Ridler
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/11/2016

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por Ridler em Qua 14 Dez 2016, 22:39

Não há muito a acrescentar, no fundo dos fios mais usados esqueces-te um,  que foi aliás o 2º fio a ser usado no TC, mas nunca teve uma grande adesão por causa do custo, era e é dispendioso, estou a falar do  RESISTHERM NiFe30, que foi popularizado pela Dicodes.


É possivel usar microcoils em TC mas terão de ser num material que possa ser sujeito a dry burn e na realidade não se ganha nada com isso, o mesmo se aplica a coils complexas, claptons, twisted, etc, são possíveis, mas não se ganha nadinha em as usar.


Bloquear ou não a resistência depende do mod, os DNA não precisas de trancar, alias à envolve desaconselha que tranques as coils, a joytech cujo sistema é bastante inspirado no DNA (A envolve chama-lhe um clone do DNA, mas isso é outra história) podes usar trancando a coil ou não, de qualquer forma funciona bastante mal, seja qual for a opção que tomes, chips Yihi tens obrigatoriamente de trancar.


Misturar fios na mesma coil é possível, pelo menos nos DNA, mas é quase um pesadelo, tens de configurar a coil no escribe e o mais certo é ela nunca funcionar lá muito bem.


Faltou falar de um outro tipo de configuração, o TFR, mas ele é praticamente exclusivo dos DNA e dos Sigelei com chip Suprimo, a diferença é que o DNA só tem TFR e os Sigelei têm TCR e TFR e segundo as más linguas o TFR não funciona, de qualquer forma também não percebi como raio querem programar o TFR sem uma ligação de dados no mod, mas isso também não importa .


Sobre o valor da coil há uma coisa que têm de reter, se o mod exigir coil trancada devem trancar com o valor exacto da coil a frio ou um pouco menos, um valor superior na resistência pode dar direito a uns dry hits, o mod fica incapaz de estimar a temperatura, mesmo variações mínimas influenciam a esse nível, uma coil a 0,2115 por exemplo se for trancada a 0,2113 vai cortar sempre um pouco cedo, se for trancada a 0,2117 vai dar dry hit.
avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Qui 15 Dez 2016, 11:00

ora bom, ontem depois de falar um pouco com o Ridler no chat sobre o TFR acabei por não me resitir e dei por mim à 1:00 da madrugada a experimentar o TRF da sigelei.

antes de mais, no steam engine há uma secção chamada wire wizard onde se pode calcular o TFR para os diferentes fios, basta escolher o fio, o valor da resistencia a frio e os diferentes graus de temperatura que se quer programar. (abaixo imagem)

pelo que entendi o TFR define qual deve ser o valor da resistencia a determinadas temperaturas e o que fará é cortar potencia quando atinge esse valor em ohms.
até aqui tudo correcto, mas o que não entendo agora é em que é que isto é diferente do TCR??

a verdade é que meti os valores da imagem na Fuchai 213 e consegui um TC muito estavel, mas como só vapei uns ml ainda é demasiado cedo para concluir o que quer que seja.

hoje quando chegar a casa vou montar novas coils e em 2 drippers diferentes e vou experimentar mais a fundo o TFR.

de momento as sensações são boas, mas já veremos... Smile
avatar
vaperalentejano
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/11/2016
Localização : Alentejo - Algarve

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por vaperalentejano em Qui 15 Dez 2016, 18:22


Boas, gostava de ajuda, estou em TC com SS316L meti a 200Cº
mas o que quero saber é se consigo baixar os 80W como esta na imagem, ou seja onde esta o valor da resistencia, por baixo marca 80W e esse valor não consigo alterar, será normal??? ou deveria conseguir meter tipo o valor adequado que são 40W para os tais 0.37 ohms
Estive a ver nas instruções e dizem que em TC se pode alterar os Watts, fazendo da seguinte maneira:
Premindo o botão de power e botão up + ou down -
mas acontece que não faz nada, apenas aparece uma informação a dizer sthealt on ou stealth off
Vi que a 200Cº como tenho vi que atingiu os cerca de 30W e meti o maximo de Cº que foi 350 e ai apareceu os valores de 80W.
Será apenas para mostrar que o Mod só faz no maximo o equivalente a 80W e dai estar sempre no mostrador os tais 80W???
Obrigado a todos


_________________
VAPERALENTEJANO  santa


avatar
Ridler
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/11/2016

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por Ridler em Qui 15 Dez 2016, 18:47

Nem todos os mods deixam regular a potência em TC, na verdade a potência em TC funciona como um acelerador apenas, por isso não é por vapares com isso a 80W que vais ter problemas, a regulação em potência quando estás em TC se serve para indicar ao mod a que potência deve funcionar mais ou menos até chegar à temperatura definida, a partir dai é a temperatura que manda, o teres uma potência mais alta apenas significa que alcanças a temperatura mais depressa, depois é o mod que decide quanta potência precisa para se manter na zona de temperatura definida, há alturas em que 1 a 2 W chegam.
avatar
vaperalentejano
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/11/2016
Localização : Alentejo - Algarve

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por vaperalentejano em Qui 15 Dez 2016, 19:25

@Ridler escreveu:Nem todos os mods deixam regular a potência em TC, na verdade a potência em TC funciona como um acelerador apenas, por isso não é por vapares com isso a 80W que vais ter problemas, a regulação em potência quando estás em TC se serve para indicar ao mod a que potência deve funcionar mais ou menos até chegar à temperatura definida, a partir dai é a temperatura que manda, o teres uma potência mais alta apenas significa que alcanças a temperatura mais depressa, depois é o mod que decide quanta potência precisa para se manter na zona de temperatura definida, há alturas em que 1 a 2 W chegam.
Ridler obrigado pela ajuda, ja fiquei esclarecido e fico mais descansado em relação a minha duvida, apesar das instruções que vem no ipower5000 dizerem que da para controlar os Watts em TC, fiz varias vezes como dizem botão power e botão up ou down mas nao altera nada, apenas aparece a informaçao sthealt on e sthealt off. Mas sendo assim não me vou preocupar, pq esclareceste-me a situação. Aquilo deve ser a imformar a potência maxima do mod que são os 80W.
Uma coisa é certa fiz como disse o mcruin, fiz 8 voltas a 3.5mm deu os tais 0.37 ohms e o sabor é brutal, fenomenal... isto no velocity RDA tobecco
Amanha vou testar com o supreme lite


_________________
VAPERALENTEJANO  santa


avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Sex 16 Dez 2016, 14:50

ontem à noite andei às turras com o TFR, o TCR e o TC em geral, tanto na Sigelei fuchai 213 como na IPV6 e não sei porque demonio ontem não consegui estabilizar o TC em nenhum dos atomizadores.

agora estou a pensar que os 2 RDAs que usei foram um Velocity e um Hobo drifter ambos clones da Fasttech. Será que o facto de serem clones de qualidade duvidosa influencia? sei lá, pode o pin não ser num material que seja bom condutor de corrente? 

vou comprar um RDA em condições, porque a minha curta experiencia com o TC tem sido de altos e baixos (mais baixos que altos)

no entanto no supreme por exemplo consigo um vapor estavel durante bastante tempo com a mesma wick, mas obriga-me a andar quase sempre entre 240ºC e 260ºC, o que tambem não me parece muito normal...
avatar
vaperalentejano
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/11/2016
Localização : Alentejo - Algarve

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por vaperalentejano em Sex 16 Dez 2016, 16:40

Boas a todos em relação a controlar os Watts em TC SS316L com o ipower5000 é possivél.
Eu sabia que dava porque quando comprei o mod ipower5000 tinha testado na altura todas as funções, entretanto sempre usei wire kanthal A1, mas agora comecei com wire ss316l e tantas voltas dei que consegui... ontem fui ver no livro das instruções e dizia como se fazer, mas sempre sem sucesso. Hoje fiz um reset ao mod e fiz update do firmware do mod e voltou a ficar com o mesmo firmware, e andei as voltas com o mod a testar para conseguir  baixar os watts em modo TC porque saia um pouco quente e tinha a temperatura no minimo e os watts no maximo (80) 
Resumindo para quem tem o ipower5000, e que queira usar TC e controlar os watts é bastante simples:
na parte inferior têm os botões UP e DOWN e entre os 2 tem um pequeno botão, botão esse que vos permite selecionar o que querem usar TC (NI-TI-SS) ou em VW
ao selecionarem a opção SS vão ter no visor por baixo do valor da resistência os watts para poderem aumentar ou diminuir... é simples o tal botão central entre o up e o down, carregam nele e em simultâneo no up para meter mais watts ou botão central e botão down em simultâneo para baixar os watts!
Espero ter sido explicito com esta situação para quem usa ipower5000 (TC)
cheers


_________________
VAPERALENTEJANO  santa


avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Sex 16 Dez 2016, 19:02

Já vi que és como eu. Só leio o manual de instruções quando já estou quase a esperar com o aparelho no chão
avatar
vaperalentejano
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/11/2016
Localização : Alentejo - Algarve

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por vaperalentejano em Sex 16 Dez 2016, 19:45

@mcruin escreveu:Já vi que és como eu. Só leio o manual de instruções quando já estou quase a esperar com o aparelho no chão
MCRUIN, acredita que é verdade... nunca mas nunca vejo os livros de instruções! Só depois quando já estou quase a perder a cabeça é que me digo, espera lá, vou ver as instruções.


_________________
VAPERALENTEJANO  santa


avatar
vaperalentejano
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/11/2016
Localização : Alentejo - Algarve

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por vaperalentejano em Sex 16 Dez 2016, 20:27

Aqui ficam wire clapton 26ga/30ga SS316L para se usar em TC
As voltas são unidas... significa que se pode usar voltas unidas em SS com TC


_________________
VAPERALENTEJANO  santa


avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Qua 11 Jan 2017, 14:27

uma coisa que eu já notava na Fuchai e no IPV6 é que se o algodão fica mais folgado normalmente obriga a subir a temperatura. Sempre achei que era o chip que estava marado, mas agora com a DNA75  troquei o algodão e este não ficou tão apertado como o anterior (embora tenha ocupado totalmente todo o interior da resistencia) e tive que subir 5ºC a temperatura para que o mod continue a cortar aos mesmos Watts.

isto acontece mesmo ou é paranioa minha?
avatar
Ridler
Vaper Assumido
Vaper Assumido

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/11/2016

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por Ridler em Qui 12 Jan 2017, 00:11

O DNA não é suposto cortar, pelo menos não corta a determinada potência como os restantes mods, o normal no DNA é a potência depois de alcançar a temperatura flutuar, se tiveres uma temperatura muito baixa e tiveres um pre-heat muito alto (algo impossível no DNA75) vais ver que chegas a vaporizar a 1W.
Eu gosto do funcionamento do DNA em TC, mas não gosto do 75, cujo funcionamento acho indigno do nome DNA, porque mesmo com o pre-heat a 75W é curto e o mod sente dificuldades em chegar à temperatura rapidamente (isso chega a levantar problemas com SS, o mod não consegue aquecer a coil suficientemente depressa para ver que é uma coil sensivel a temperatura e fica em power)
avatar
mcruin
Vaper Veterano
Vaper Veterano

Mensagens : 806
Data de inscrição : 18/11/2016
Localização : Lousada

Re: Controlo de temperatura. Truques e conselhos

Mensagem por mcruin em Qui 12 Jan 2017, 09:08

quando digo cortar refiro-me a que ele reduz a potencia, não falava de cortar totalmente.
o que eu noto é isso, no inicio da vaporada ele vai para os 30W mais ou menos mas rapidamente ajusta para 7 ou 8W.
como eu disse a Fuchai tambem faz isso e eu achava que que era o chip marado, mas pensando bem até tem sentido. estando a coil quente já não precisa de muita potencia para manter o calor e a produção de vapor.

    Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 14:02